Doula

 

As doulas são profissionais que fazem parte da equipe de assistência ao parto e atuam em partos domiciliares planejados, em casas de parto e em hospitais.

Ancestralmente mulheres acolhem outras mulheres durante a gestação o parto e o pós parto, dando apoio emocional e físico além de suporte com informações e saberes, gerando um cenário mais positivo, mais confortável e mais saudável, e atualmente esse papel é muito desempenhado pelas doulas. 

Destacamos o uso de métodos de alívio da dor com métodos não farmacológicos. Isso significa que a pessoa gestante terá alguém durante todo o trabalho de parto e parto auxiliando com várias técnicas para lidar com a dor, como massagens, respiração, posições e movimentos que trazem mais conforto.

 

"As Doulas fazem a diferença", e pensando nessas diferenças dentro de um sistema intervencionista e cesarista, temos estudos que apontam para vários benefícios no apoio da doula no parto:


• Redução de 50% nos índices de cesariana;
• Redução de 25% na duração do trabalho de parto;
• Redução de 60% nos pedidos de analgesia;
• Redução de 30% no uso de analgesia;
• Redução de 40% no uso de ocitocina;
• Redução de 40% no uso de fórceps.


A doula estabelece parceria com famílias que desejam realizar a maior travessia de suas vidas com alegria, autonomia, informação e respeito.

 

Firmam um pacto de amparo e acolhimento com gestantes e acompanhantes durante o ciclo gravídico-puerperal.

 

Auxiliam na construção de um caminho de amparo, confiança, conhecimento, liberdade e segurança para viver bem um grande rito de passagem.

Para conhecer as nossas doulas