Homeopatia

A homeopatia é uma ciência desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann há mais de 220 anos e é o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo. Essa ciência é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital e tratar uma infinidade de doenças físicas e psicológicas.

Diferente da alopatia, o tratamento homeopático foca no paciente a partir de um olhar integrativo e multidimensional (aspectos físicos, emocionais, mentais e energéticos), cuidando da pessoa como um todo, e não somente da doença, e dá o estímulo que o organismo precisa para processar a autocura. 

A homeopatia faz uso de uma quantidade mínima de substâncias químicas derivadas da natureza (origem vegetal, mineral ou animal), porém está provado cientificamente que os modelos biológicos – seres humanos, plantas, animais e até o solo – respondem a estímulos micro e que eles são capazes de promover um realinhamento, um ajuste desse modelo biológico.

 

A doença é uma perturbação da energia vital e a homeopatia restabelece o equilíbrio, promovendo qualidade de vida e bem-estar. 

 

A Homeopatia promove também autonomia no indivíduo: seja no processo de resolução de doenças - com a energia equilibrada é mais fácil resolver infecções ou emoções que possam levar ao adoecimento. Seja no autoconhecimento e expansão de si mesmo, pois estimula a observar e perceber o que leva ao desequilíbrio e adoecimento em cada um. 

 

Quem pode se tratar com Homeopatia?

 

A Homeopatia é utilizada em todas as fases e processos da vida, desde a gestação e parto, bebês, crianças, adolescentes, adultos (homens e mulheres) e idosos. Seja em adoecimentos crônicos quanto agudos, afecções mentais/emocionais quanto físicas. Auxiliando nos processos de transformação que ocorrem ao longo da vida.

 

Dessa forma, pode ser usada para alívio dos sintomas desagradáveis da gestação, bem como para angustias e desordens que possam surgir nesse momento para todos os membros da família. É também utilizada no momento do parto: emoções ou dificuldades maternas, sangramento aumentado, dificuldades na saída da placenta, etc.

 

Cólicas em bebês, dificuldades com sono, alterações emocionais que possam ocorrer com mudança de casa, retorno de pai ou mãe ao trabalho, crescimento de dentes, etc.

 

Nas crianças ajuda em transtornos por adaptação à nova escola, nova casa, novo membro da família, dificuldade no sono, dificuldade na alimentação, alergias, irritabilidade, agressividade, infecções recorrentes, asma, etc.

 

Transtornos da adolescência: auxilia nas mudanças que ocorrem nessa fase da vida, bem como todas as doenças que possam surgir, como cólicas ou alterações menstruais, asma, alergias, alterações comportamentais, dificuldades no aprendizado, etc.

Na fase adulta é utilizada em quadros de ansiedade, depressão, luto prolongado, insônia, dor de cabeça, dor articular, vícios, constipação ou outros transtornos intestinais, disfunções sexuais, etc.

 

 E contribui para o bem-estar de idosos, auxiliando no controle de doenças que possam existir: hipertensão, diabetes, demências, dores articulares, dificuldade com o sono, tristeza, depressão, etc.

 

A Homeopatia pode ser utilizada ainda preventivamente, mantendo o equilíbrio energético antes do adoecimento propriamente dito.

Dra Marina Cangussú  CRM 203271