top of page

Amamentação e volta ao trabalho: como armazenar o leite?

Depois do período da licença-maternidade, as mamães que voltam ao trabalho podem ter uma preocupação inquietante em mente: como continuar com a amamentação? É possível, coletando e aprendendo como armazenar o leite materno.


Mas como realizar essa coleta?

Antes de começar a coleta, você precisa deixar preparado o recipiente que irá receber o leite. É preciso observar a higiene pessoal no momento da coleta. Isso garante a integridade e limpeza do líquido.


O leite pode ser coletado manualmente, fazendo uma leve pressão na mama, com as mãos, ou utilizando uma bomba específica para coleta. A bomba, também chamada de ordenhadeira, deve ser encaixada na mama. Então, é só ligar que ela fará a pressão para que o leite saia.


Uma vez coletado e armazenado em um recipiente esterilizado, é preciso guardar o leite para garantir sua qualidade e validade.


Caso não exista a intenção de utilizar o material coletado em menos de 12 horas, é preciso congelar esse leite.


O leite congelado pode permanecer no congelador por até 15 dias. Porém, é fundamental que os recipientes sejam organizados de forma que os mais antigos estejam mais acessíveis que os novos.



No recipiente utilizado para alimentar o bebê (que esteja em temperatura ambiente), o leite materno pode ficar por, no máximo, 2 horas.


#casanascita#partonatural#partonormal#parto#partorespeitoso#cuidadofeminino#obstetra#saudeintegrativa#gravidez#amamentacao#armazenamentodoleitematerno#leitematerno