Relato de Parto Domiciliar Planejado

Atualizado: 20 de jan.

Parto Domiciliar Planejado do Luca, lindão da mamãe ;)

23/05/2021


A história do parto do Luca começa na escolha da equipe que me acompanhou. Luca é meu segundo filho e eu estava determinada a buscar um bom ginecologista/obstetra do convênio que atendesse perto da minha casa (HÁ! Essa é boa, né minha gente?!). Encontrei um médico super gente fina e empático e segui feliz tentando engravidar.. passei por duas ou três consultas com ele na gravidez até que me deu um estalo! Como que vai ser o parto com esse médico?? Descobri que teríamos que pagar pelo parto e isso me fez refletir..fora que comecei a desconfiar de que talvez ele fosse mais um dos médicos “fofinhos” que tem por aí.


Resolvi buscar equipes humanizadas!!

Tudo isso com o apoio incrível da minha doula/amiga do coração, Gabi Ramalho. Que apesar de estar morando no Canadá..estava sempre a disposição pra ouvir minhas angustias, pensar junto pra ajudar nas decisões e me acolher!


Meu primeiro filho nasceu na Casa Ângela, mas agora não estava mais morando em São Paulo, então não poderia fazer o pré natal pelo SUS da cidade, apesar de estar tão próxima de São Paulo.. a próxima opção pra mim era parto hospitalar com uma ótima equipe. Liguei para o Coletivo Nascer e conversei com uma pessoa maravilhosa, a Ana Cristina Duarte Essa conversa me fez mudar completamente os planos...ela falou: “depois de experimentar um parto numa casa de parto, enfrentar todo o ritual médico hospitalar vai ser um choque pra vc.” No mundo capitalista que vivemos é muito raro ver alguém “deixando de vender” pelo bem do cliente...isso me impactou, me dando a certeza de que outra opção seria viável e mais benéfica pra mim. Sentei com a Gabi e discutimos as diferenças entre parto domiciliar e em casa de parto.

Agora não tinha mais volta! Estava certa de que, se eu tivesse os pré requisitos, meu filho nasceria aqui em casa! Que frio na barriga gostoso!!!


Passei em consulta com 3 diferentes equipes. Eu e Fabinho – meu companheiro, pai dos meus filhos – não tivemos nenhuma dúvida depois de sair da consulta com a Equipe Lunares https://www.instagram.com/equipelunares/, na Casa Nascitá. Demos risada olhando um pro outro assim que saímos do consultório, felizes por encontrar essas lindas mulheres!!!

A consulta parecia um abraço! Me senti acolhida e bem cuidada...e Fabinho se sentiu pertencente, oq era um fator muito importante pra minha decisão.


Pré natal seguiu lindo!


O cuidado da equipe Lunares foi incrível!


As consultas eram intercaladas com as parteiras e a obstetra Mayara Abdul. A parte mais legal é que elas não têm medo de perguntar como eu estava..sabe? Desabafei muito com elas e fui me tornando mais confiante e plena!


Luca resolveu dar uma cambalhota e ficou pélvico e segui firme e forte com as instruções da Lyli, Lydia Manhães , parteira da equipe. Fiz os exercícios do Spinning Babies, mocha e muita conversa com o nenê...e ele resolveu virar de volta (ufa!! Haha)


Um dia antes da data prevista do parto comecei a sentir contrações no meio da noite. Comecei a cronometrar e tentei descansar. De manhã já avisamos Lyli, Isadora Marques Crochik e Raquel Negrão, as parteiras.


Que alegria poder contar com o apoio delas enquanto segui em casa.. tomei café da manhã e quando a dor vinha eu ficava de quatro apoios balançando, meu filho Nino (3 anos) muitas vezes ficava embaixo de mim me apoiando..lindeza!


Montei quebra cabeça...vivi um bom domingo gostoso com a família! Lá pelas 15h já entrei no quarto e não queria sair mais. Entrei na partolândia, sem ter muita noção do tempo.


Me lembro de estar em quatro apoios, com Fabinho sempre por perto e quando a contração passou percebi que Lyli estava ali do meu lado. Chorei e ri muito! Era muita alegria saber que o momento estava chegando e que elas estavam lá comigo!! Fico emocionada só de lembrar!!!


Minha mãe cuidava do meu filho mais velho e viu todo o movimento dessas fadas/parteiras. Minha mãe diz que elas ficaram super a vontade, procurando tudo que precisavam e organizando o espaço, mas de uma forma muito sutil...sem dar a impressão de que estavam “invadindo”. Sabe??


Eu só segui lá no meu universo, no quarto.


Sentia a presença delas pra checar os batimentos do nenê, me apoiar. Mas, pra mim era como se fosse um apoio invisível, no bom sentido!! Eu estava me sentindo ótima!! Fabinho e eu super conectados no nosso próprio universo e elas deram exatamente oq eu precisava...a certeza de que estava tudo bem...e que eu poderia seguir me entregando!


As contrações estavam cada vez mais fortes e elas me avisaram que a banheira estava pronta. Entrei no outro quarto, que escolhemos para colocar a piscininha, e foi uma delícia!


Meia luz..água quente...Fabinho na água junto comigo...e os olhares atentos e carinhosos das parteiras. Me lembro de apertar muito a perna do Fabinho, de vocalizar, de sentir calor..de receber uma toalha fria, de pensar “ish, acho que vou fazer coco” (rsrs), lembro da Isa sugerindo uma mudança na posição...xinguei (juro, não uso palavrão nunca! Mas, o círculo de fogo mereceu um “puta que pariu!!”), me apoiei..falei muito pra mim mesma que eu estava indo bem...conversei com Luca avisando que ele poderia vir...dei risada...


E lá estava ele! Luca nasceu às 20h21!! Ah, quanto amor!!!!

Ele chorou e logo veio Nino e minha mãe dar as boas vindas.


Que emoção!!!

Deitei no colchão que tinha nesse quarto mesmo...e lá...com todo mundo apertadinho...usamos velas para cortar o cordão umbilical.


A placenta nasceu e tudo fluiu super bem!

Tive laceração e um super inchaço na vulva...que foi cuidado com atenção pelas parteiras.


Nasceu uma mãe de dois filhos! Que sensação incrível!!! Me senti poderosa! E o melhor...em casa, com segurança e rodeada de amor!


Nem sei como agradecer o Fabinho, por todo o apoio, presença e amor!

Gabi, que mesmo a distância, teve um papel importantíssimo nessa jornada.

Lyli, Isa e Raquel (Lunares Equipe de Parteiras), que desataram tantos nós que eu tinha...que alegria ter encontrado vocês!!


Lindo Relato de Silvia Rozsa (@silvia.rozsa)


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo